segunda-feira, junho 21, 2010

Aconteceu por aqui:"Ensino de Língua Portuguesa: questões, problemas e caminhos"

“Não gosto de Gramática”, “A Língua Portuguesa é a mais difícil de todas as línguas; como compreendê-la?”, “Não sei escrever”. Estas frases retratam realidades construídas cuidadosamente, anos a fio, por uma sistematização da língua e seu ensino que tornou a língua materna uma estranha para seus falantes. Seria mesmo impossível pensar a língua a partir dela mesma, ao invés de considerar a língua como um emaranhado mecânico-funcional da língua com toda a sua vivacidade?
E o professor? Qual papel ele ocupa diante da fragmentação do ensino de Língua Portuguesa em gramática, redação e lliteratura?


A pertinência das questões foram apresentadas e discutidas pelo Prof. Dr. Jaqueson Luiz da Silva. Confira as fotos, e sinta-se desafiado pela bibliografia sugerida para (re)começar a conversa.


FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1989.

FRANKI, Carlos. Criatividade e gramática. Trabalhos em Línguística Aplicada, 9, Campinas, 1o. semestre de 1987, p.5-45.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 1999.

OSAKABE, Haquira. “O mundo da escrita”. ABREU, Márcia (Org.). Leituras no Brasil
Antologia comemorativa pelo 10o. COLE. Campinas, ABL, Mercado de Letras.

MACHADO, Anna. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

PÉCORA, Alcir. Problemas de redação. São Paulo. Martins Fontes, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário