segunda-feira, outubro 25, 2010

III Simpósio de Letras: Discursos e Textualidades


PROGRAMAÇÃO -  III SIMPÓSIO DE LETRAS: DISCURSO E TEXTUALIDADES


5 de Novembro
18h30m às 19h30m: Recepção dos participantes
Local: Hall de Entrada para a Sala de Vídeo do Edifício São Paulo/ Campus Centro

19h30m às 20h: Premiação do I Concurso Nacional de Contos
Local: Sala de Vídeo do Edifício São Paulo/ Campus Centro

20h às 22h: Conferência de Abertura
Local: Sala de Vídeo do Edifício São Paulo – Campus Centro

"Uma proposta curricular, uma atividade de formação inical e um episódio de ensino: a prática docente sob escrutínio em três instâncias institucionais"
Conferencista: Prof. Dr. Sandoval Nonato GOMES-SANTOS (FE-USP)

Resumo: A questão da prática de ensino na formação para a docência é tema recorrente nos currículos das licenciaturas, nos discursos sobre a escola e nas políticas públicas de incremento da educação. Tomada como contraparte da teoria, a prática é identificada, não raro, tanto como sintoma do atraso e da ineficácia do ensino, quanto como dispositivo passível de promover a superação desse atraso e dessa ineficácia. O objetivo da Conferência ora proposta é retomar a discussão sobre a prática de ensino pela problematização de três instâncias em que ela adquire relevância – no currículo da formação acadêmica de um curso de licenciatura em Letras, na docência superior quando da orientação e supervisão de estágio e na sala de aula de língua portuguesa de uma escola pública. Confrontando essas três esferas institucionais, propõe-se articular questões e problemas que permitam incrementar a reflexão sobre o lugar da prática de ensino para a formação do licenciando em Letras.

Dia 6 de Novembro
Local: Sala de Vídeo do Edifício São Paulo – Campus Centro

8h30m às 10h: Conferência

"Men were deceivers ever: Os discursos do amor e da política em Shakespeare"
Conferencista: Prof. Dr. José Garcez Ghirardi (FGV-SP)

Resumo: Os desencontros amorosos e as intrigas políticas que dão forma à comédia Muito Barulho por Nada são o ponto de partida dessa apresentação que busca analisar as convergências entre os discursos voltados à conquista do amor e à conquista do poder na Inglaterra isabelina.

10h às 10h30m INTERVALO
LIVRARIA DA UNICAMP
(venda de livros com 30% de desconto)

10h30m às 12h: Conferência
"O que são as línguas crioulas de base portuguesa do Atlântico?"
Conferencista: Prof. Dr. Gabriel Antunes de Araújo (FFLCH/USP)

Resumo: A expansão ultramarina portuguesa acarretou a difusão da língua portuguesa pelo Atlântico. Mas o impacto linguístico português não se limitou a isso. Em condições históricas muito específicas, quase sempre associadas ao flagelo da escravidão ou ao modelo de produção tipo plantation ou às fortalezas, surgiram línguas que vieram a ser conhecidas como línguas crioulas de base portuguesa. Atualmente, na região do Atlântico são faladas sete línguas crioulas de base portuguesa: o caboverdiano (falado em Cabo Verde e em São Tomé e Príncipe, STP), o guineense (Guiné-Bissau e Casamance) o anobonense (Guiné Equatorial), o são-tomense, o principense e o angolar (falados em STP) e o papiamentu (falado em Aruba e nas Antilhas Holandesas). O objetivo desta palestra é apresentar algumas questões sobre o nascimento e a situação atual dessas línguas, tanto no campo lingüístico (descrição e análise, produção de materiais didáticos e outros instrumentos linguísticos) como no campo político (adoção como línguas oficiais, valorização e preservação). Serão destacadas também as oportunidades de pesquisa neste campo.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quando será publicado o resoltado do concurso de microcontos

    Obrigado,
    Jhonatan
    jhonatan-seninha@hotmail.com

    ResponderExcluir