sexta-feira, outubro 26, 2012

V Simpósio de Letras: Discurso e Textualidades

Centro Universitário Padre Anchieta
Dia 26 de Outubro, Sala 5, Edifício Tenerife, 19h30m - 21h30m
Dia 27 de Outubro, Sala 1, Edifício Tenerife, 9h - 12h30m
Rua Bom Jesus de Pirapora, 100/ 140 - Jundiaí, SP

Conferência de Abertura: A morte de Narciso: efeitos de som, sintaxe, métrica e ritmo no episódio do livro III das Metamorfoses de Ovídio (43 a.C.-17 d.C.)

Prof. Dr. Robson Tadeu Cesila (USP)
Pretende-se, nesta conferência, apresentar ao público, de forma simples e didática, uma das figuras mais importantes da Literatura Latina e da literatura em geral, o poeta Públio Ovídio Nasão, que floresceu em Roma na segunda metade do século I a.C. e nas duas primeiras décadas de nossa era. A exposição partirá de um enfoque mais geral, fornecendo ao público dados básicos a respeito do autor, obra e contexto histórico, para, em seguida, tratar mais especificamente do célebre trecho do livro III das Metamorfoses (vv. 407-510), em que o poeta narra o episódio da morte de Narciso. A partir desse belo excerto da obra ovidiana, transposto para a nossa língua na igualmente bela tradução de Haroldo de Campos (que será lida e analisada na apresentação), pretende-se demonstrar certos efeitos poéticos reveladores da riqueza semântica, técnica engenhosa e espírito inovador característicos de Ovídio. Permearão a leitura e análise do texto comentários relativos a curiosidades históricas, linguísticas e etimológicas.

Conferência 1: Introdução à teoria (literária) norte-americana

Prof. Dr. Fábio Akceruld Durão (UNICAMP)


Esta apresentação pretende discutir a emergência da Teoria, um novo gênero discursivo, oriundo da teoria literária, mas que se autonomizou em relação à literatura. Pretende-se investigar as decorrências positivas e problemáticas disto, em vários aspectos diferentes da produção e transmissão do saber.

Conferência 2: Caminhos da Ficção Pós-Moderna: Considerações sobre temas dominantes na prosa contemporânea de Marcelino Freire 

Profa. Ms. Neide Aparecida Silva (FMU)


Concentrada em solo urbano, a ficção brasileira contemporânea não gira em torno de um eixo único que a defina, como acontece, aliás, com a própria vida nas grandes metrópoles, profundamente marcada pela multiplicidade de temas e gêneros.  A crítica literária Beatriz Resende se arrisca a tecer análises sobre estas produções e autores contemporâneos, na tentativa de definir, ainda que provisoriamente, traços e marcas desta época. No contexto da multiplicidade, ela aponta três dominantes: a da presentificação, a da presença do trágico e a da violência. Nossa apresentação procurará analisar essa tríade na produção do contista pernambucano Marcelino Freire, autor de AcRústico (1995), EraOdito (1998) e Angu de Sangue (2000), dentre outras obras

Nenhum comentário:

Postar um comentário